Qual é a importância dos dados comportamentais em Marketing?

Saber como coletar e analisar os dados comportamentais de marketing pode ser útil para empresas preverem as ações e desejos dos seus clientes.


O que são dados comportamentais de marketing?


Dados comportamentais são o que impulsiona as atividades do Marketing Digital, eles trazem informações muito úteis sobre os hábitos de compra de um cliente. São coletados toda vez que alguém faz um pedido online ou visita um restaurante, por exemplo.

Vamos pensar em uma mercearia como exemplo:

  • Os proprietários observam como os clientes compram, o que adquirem e com que frequência eles veem a sua loja;

  • Eles conhecem seus clientes pelo nome e é bem provável, sabem quem são seus filhos e quando são seus aniversários;

  • Esses proprietários de negócios sabem quando comprar os itens mais populares porque conhecem os hábitos de compra de seus clientes.

Agora, reunir esses tipos de informação, em uma escala muito maior é muito difícil.

Por isso, os e-commerces e os proprietários de redes de varejo precisam de maneiras melhores de acompanhar o comportamento do cliente. Aí entram as tecnologias de coleta de dados para capturar como os consumidores estão comprando e por que tomam suas decisões de compra.


Por que coletar dados comportamentais é importante?


Para começar, para aprender como seus clientes se comportam, você precisa criar uma visão completa da jornada do cliente. Assim a empresa começa a compreender os fatores que influenciam o comportamento de compra.


Todos sabem que a mídia tradicional e as redes sociais bombardeiam os consumidores com mensagens de marketing digital, branding e marketing de conteúdo para influenciar suas decisões.

Porém, os clientes frequentemente fazem escolhas com base em referências ou sugestões de seu grupo de amigos, familiares. Isso nos leva ao ponto principal, coletar dados sobre o consumidor individual, sua tomada de decisões e por que ele compra os produtos irá auxiliar os profissionais de marketing a criar uma experiência de compra mais satisfatória.

Aqui estão alguns dados: 

75% das escolhas do telespectador da Netflix são impulsionadas por recomendações e 35% da receita da Amazon são gerados graças ao sistema de recomendação. Impressionante, não é?

Os consumidores são obcecados por tecnologia e exigem uma experiência constantemente personalizada em todos os canais de comunicação. Sendo assim, os profissionais de marketing devem coletar e usar dados comportamentais de marketing para criar melhores experiências, otimizando todos os três estágios do ciclo de vida do cliente:

  1. aquisição, quando os consumidores decidem quais produtos comprar e onde adquiri-los;

  2. engajamento, que determina quais canais e promoções atraem clientes;

  3. retenção, o processo de agradar os clientes e convertê-los em defensores da sua marca.



Como coletar dados comportamentais?


Um sistema CRM (customer relationship management) coleta e armazena informações sobre os seus consumidores, esses dados incluem informações demográficas, como emprego, idade e interesses pessoais. O CRM também capta atividades de compra, como quais produtos foram adquiridos e quanto eles pagaram.

Muitas marcas monitoram as atividades de intenção dos clientes, e isso ajuda a prever quais produtos eles estão considerando comprar no futuro. 

Enquetes e outros tipos de ferramentas de pesquisa de marketing também coletam opiniões valiosas dos clientes. Muitas marcas usam pesquisas padronizadas, um modelo popular é conhecido como Net Promoter Score (NPS).

As equipes de experiência do cliente enviam pesquisas periódicas por e-mail, perguntando aos consumidores se recomendariam a marca a um amigo. 

Há uma escala de 1 a 10, indicando quais clientes são promotores (9 a 10), passivos (7 a 8) ou detratores (1 a 6), além disso, fóruns e redes sociais são formas populares de coletar opiniões do consumidor em relação à marca. Desta forma, as empresas podem descobrir quem são seus clientes fiéis, e direcionar campanhas de marketing digital para recompensar seus promotores.

 

Como analisar os dados comportamentais?

Agora que a empresa tem dados nas suas mãos, a atividade e o comportamento do consumidor estão sendo medidos em seu site e plataforma de e-commerce. Canais sociais, como Facebook e Twitter, estão fornecendo suas próprias informações valiosas por meio de suas plataformas de análise. 

Contudo, precisamos encarar a verdade, existem milhões de transações a cada minuto, logo não é fácil controlar tudo.

É por isso que muitas marcas contam com um software de análise de dados comportamentais de marketing para organizar e indicar as tendências de compra de seus produtos e concorrentes, essa sem dúvida, é a maneira inteligente de colocar as informações em um formato que a diretoria da empresa e os profissionais de marketing possam digerir rapidamente.

O software pode processar grandes volumes de dados e gerar relatórios e dashboards interativos, em tempo real. Então as decisões podem ser tomadas rapidamente, sem a preocupação de atrasos nas informações, ajudando as empresas a manter as suas campanhas atualizadas e relevantes para seus clientes.

 


Como usar dados comportamentais para ter sucesso nas estratégias de marketing?

Vivemos uma era de consumidores conscientes, ou seja, muito pouco é tolerado por eles, as pessoas não têm medo de se posicionar e facilmente se voltarão contra negócios antiéticos.

O uso de dados comportamentais de marketing ajuda a empresa a criar experiências de compra melhores e mais personalizadas. No entanto, também informa as marcas sobre as tendências de comportamento em um mundo de rápidas mudanças.

Isso incentiva as empresas a serem mais transparentes sobre seus processos e as recompensa por tomarem essa decisão. Dessa forma, dados comportamentais de marketing realmente podem guiar estratégias aprimoradas e mais alinhadas a uma nova maneira de fazer compras.