Independente do que você venda, não há quem não queira melhorar seus negócios, aumentar suas vendas, e gerar mais lucratividade, não é mesmo?
Esteja você em um mercado de crise, em um mercado em crescimento, ou até mesmo em um mercado inexplorado, você certamente quer tirar o máximo de sua empresa e torná-la uma máquina de vendas.
De empreendedores a executivos, passando por gestores, líderes, coordenadores e vendedores, todos os profissionais sonham com uma equipe e um processo de vendas eficiente. Mas como alavancar vendas, afinal?
Neste post, você vai encontrar diversas ideias para melhorar as vendas na empresa. Aproveite!
Vendas e marketing são áreas fundamentais em qualquer negócio. E qualquer ação para aumentar vendas deve levar em consideração a integração desses dois elementos.
Seu processo comercial está dando resultados?
Em tempos de grande concorrência e empoderamento do consumidor, as empresas acabam entrando em uma guerra de preços e vendas que podem prejudicar o seu desempenho comercial.
Fazer um negócio crescer não é uma tarefa simples. Escalar uma empresa vai fazer com que todos os envolvidos no negócio estejam comprometidos e um esforço em conjunto das áreas de produção, marketing, comercial, logística e fornecedores.
Obviamente que ao falarmos sobre máquina de vendas, não estamos falando de transformar o seu negócio em algo automático.
Afinal, muitas vezes, por mais que o seu produto se venda sozinho, muitas pessoas podem ter dúvidas e podem precisar de mais informações antes de fechar negócios com você.
Mas você pode estruturar o seu processo comercial para que as pessoas que estão envolvidas nas vendas da sua empresa saibam tão bem o que fazer para que o processo seja automático dentro da organização.
Fazer uma máquina de vendas significa, literalmente, que você vai criar uma estrutura de processos e ações que sustentem um crescimento constante de leads qualificados que permitam que a sua empresa atinja o crescimento.
Você está preparado para transformar a sua empresa em uma máquina de vendas?
Obviamente que, mesmo que seja necessário a interação pessoal no processo de vendas, é importante que você alinhe as estratégias de marketing e vendas, para que você consiga atingir o resultado esperado.
Funciona mais ou menos assim: o marketing lidera a geração de oportunidades da sua empresa, e a equipe de vendas dirige e trata essas oportunidades para que você consiga o resultado esperado.
Para transformar o seu negócio em uma máquina de vendas, você vai precisar de alguns sistemas para otimizar o seu esforço.
Um deles pode ser um sistema de automação de marketing que captura, gerencia e ajuda você a mensurar seus esforços de marketing digital na geração de leads.
Outro sistema muito útil será um CRM. Ele irá ajudar você a tratar os leads gerados pelo marketing para que seja possível se aproximar de seus prospects e transformá-los em oportunidades reais de vendas.
Com essas 2 ferramentas em funcionamento dentro da sua empresa, será mais fácil ajustar o processo para que ele seja uma máquina de vendas.
Entenda o passo a passo para transformar a sua empresa em uma máquina de vendas.
A sua missão deve ser gerar leads constantemente para que o processo de vendas funcione de forma ininterrupta. Sem isso, não há como alavancar as vendas.
Você precisa alimentar o topo do seu funil de vendas todos os dias para que o motor não pare e para que a máquina de vendas continue funcionando. É justamente a geração de leads que torna possível todo o processo comercial.
Para isso, você pode unir esforços digitais e off-line. Você pode fazer campanhas e anúncios digitais para gerar leads online.
Lembre-se de que é papel do marketing gerar leads para vendas. Você pode fazer isso de maneira digital (anúncios, materiais gratuitos), ou de maneira off-line (através de anúncios em revistas, marketing direto e etc.).
O que importa aqui é encontrar uma receita do sucesso: encontre os investimentos que mais fazem sentido e mais dão retorno para a geração de leads da sua empresa.
Obviamente que nem todo lead que chega em você é um potencial cliente. Se você está aumentando o número de leads, obviamente vai aumentar o número de falsas oportunidades.
Isso é algo totalmente natural, uma vez que seus esforços na geração de leads aumentaram.
Sendo assim, você precisa qualificar a sua audiência, ter certeza de que os leads que chegam para a equipe de vendas sejam qualificados a ponto de se tornarem clientes.
Lembre que não adianta ter 1 milhão de contatos cadastrados em seu mailing, ou uma lista de 100 nomes para ligar se ninguém quer comprar o seu produto.
Você precisa de 100 ou 10 nomes qualificados, que tenham chances de realmente se tornarem clientes. Isso sim pode aumentar vendas!
Agora que você já tem certeza de que os leads gerados estão qualificados e prontos para receberem a chamada de um vendedor, está na hora de entregar os leads para a equipe de vendas.
Entregue os leads para os vendedores tendo em mente que ali estão oportunidades reais de negócios.
É justamente a partir dessa lista que a equipe de vendas irá prospectar os potenciais clientes na lista e introduzi-los no processo comercial da sua empresa.
Nesse momento, a sua equipe de vendas vai fazer toda a diferença. É o treinamento e a capacidade do vendedor que vai ajudar a aumentar o índice de sucesso da sua empresa.
Para isso, é importante que o seu discurso comercial esteja alinhado, que seus vendedores estejam prontos para tratar cada objeção como uma oportunidade, e principalmente, que seus vendedores estejam prontos para conduzir a venda ao fechamento.
Aqui é a capacidade de cada vendedor que vai contar. Por isso é importante gerenciar da maneira certa a sua equipe, com conhecimento sobre o produto, o mercado, treinamentos e acompanhamento de desempenho constante.
Afinal de contas, se a sua equipe estiver despreparada, não adianta o tamanho do esforço para gerar leads qualificados, porque isso certamente não trará os resultados esperados.
Quanto mais qualificado for o lead que você entregar, mais fácil será para a equipe de vendas converter os leads.
Com esses 3 passos você consegue alinhar o marketing e vendas da sua empresa para se transformar em uma máquina de vendas.
Obviamente, como toda máquina, o processo de vendas da sua empresa vai precisar de alguns ajustes de vez em quando: um óleo, uma manutenção preventiva e algumas correções de processos.
Isso significa que você terá, em algum momento, que fazer mudanças no processo: seja de pessoal, ajustes no perfil do seu cliente, nas ações de vendas, dentre outros ajustes.
Sendo assim, tudo que você precisa é ajustar o motor de sua máquina de vendas, acompanhar de perto os resultados e fazer os ajustes necessários.
Obviamente, os resultados não vão vir da noite pro dia. Mas você vai sentir uma grande diferença em seu processo comercial usando essas ideias para melhorar vendas. E, aos poucos, os resultados vão aparecendo.
Depois de aprender como aumentar vendas e configurar a sua máquina de vendas, comece a mensurar os resultados por meio de indicadores de vendas e marketing. Em seguida, compartilhe conosco sua experiência nos comentários.
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