"O que uma garrafa de água tem a ver com máquina..."/> "O que uma garrafa de água tem a ver com máquina..." /> Dicas da Lidy #002 - Acelere suas vendas, crie sua máquina de vendas

"O que uma garrafa de água tem a ver com máquinas de vendas?"


Nossa dica não vem de "gurus de marketing e vendas" espalhados pelo mundo, nem tão pouco de "supersoftwares" que prometem transformar você em um milionário da noite para o dia e infelizmente nós não descobrimos nenhum "ultraprocesso hiperinovador" que fará seus clientes correrem atrás de seus produtos e serviços.

Vamos falar da VIDA REAL, o quanto...

...VOCÊ conhece seu potencial cliente ou mercado para quem quer vender?

...VOCÊ conhece detalhes sobre formas de se relacionar e vender para esse mercado?

...VOCÊ está disposto a entender seu processo comercial e criar automação do que pode ser automatizado?


São perguntas fortes não é mesmo? Mas a mensagem que queremos passar é que VOCÊ é o responsável pelas mudanças e melhorias de processos!!! Não importa se você ocupa funções estratégicas, gerenciais ou operacionais na empresa, não importa se é o diretor, gerente ou o executor, VOCÊ é o grande responsável pelas atividades de parte de um processo, seja ele simples ou complexo. As pessoas são as chaves de tudo.


FOQUE NO QUE PODE SER AUTOMATIZADO

No parágrafo anterior falamos que as pessoas são as chaves de tudo, mas como escalar e acelerar processos de prospecção, vendas e retenção de clientes?

"Pare de procurar por mágica, defina objetivos claros"monte um processo simples, comece mapeando sua Jornada Comercial (o que será feito para conquistar e manter clientes), nem que seja rabiscando em um guardanapo...divida essa jornada em etapas (será mais fácil para aprender detalhes) e depois disso defina as ações que serão realizadas em cada etapa e pronto é só aplicar o fluxo desenhado em seus canais, opa, opa, opa, canais já e assunto para outro dia.

Voltando para nossa máquina de vendas, se você consegue montar o processo que falamos acima é hora de evoluir e acelerar, como assim? Pode construir uma máquina de vendas, pois é isso que a define "Um processo sistemático de etapas e ações comerciais"Agora que você já montou o processo que sua máquina vai atuar, vai ficar fácil de entender o que pode, não pode ou e que não deve ser automatizado em sua Jornada Comercial.


Vamos analisar um exemplo: vender água na praia, dá para criar um máquina de vendas?

Você sabe para quem vender? Qual o melhor horário? Como falar? Qual o meio de comunicação? Forma de pagamento? Quantas interações? O clima está favorável? Tem outros vendedores? Existem outros produtos similares? Quanta água levar? Onde levar?

São muitas variáveis que interferem diretamente no resultado de venda dessa água. Agora se ao contrario de sair correndo pela praia sem pensar em nada, o vendedor montar um processo simples que foi fruto das respostas das perguntas acima, com certeza ele vai vender muito mais e talvez nem precise sair de sua casa. 

Entendeu agora, se dá para vender mais água na praia com um processo sistemático eficiente e escalável, sua empresa também consegue criar uma máquina de vendas e vender muito mais, basta criar sua jornada e encontrar seu cliente.


Boa sorte e se precisar, conte com a Plataforma LeadFinder.