Talvez..."/> Talvez..." /> O que é Growth Marketing? Como ele pode ajudar a sua empresa?

Talvez você já tenha ouvido falar em growth hacking mas você conhece o growth marketing? Essa estratégia pode ser a chave para fazer sua empresa crescer de forma mais rápida.

O que é Growth Marketing?

O growth marketing ou marketing de crescimento é uma estratégia que melhorou a forma de fazer a gestão de vendas, da aquisição até a retenção de clientes, o objetivo é o crescimento exponencial das empresas e já conquistou a atenção de diversas startups. Sem dúvida, ele não serve para qualquer negócio, mas pode ser muito útil para aqueles que querem inovar.

Apesar do growth marketing focar muito em crescimento, ele não se resume apenas às vendas, mais importante ainda do que vender, é manter clientes (retenção) gerando recorrência de receita com aqueles que já são fiéis ao seu produto/serviço.

O marketing de crescimento é uma ramificação do growth hacking, porém a grande diferença é que o growth marketing não é tão voltado a experimentação quanto o growth hacking, ele foca, principalmente em crescimento ágil, aquisição e retenção.

Qual a diferença entre o marketing tradicional e o growth marketing?

O marketing de crescimento tem o objetivo de gerar crescimento exponencial, atuando em cima de hipóteses e testes científicos. Ele está presente em todos os canais de marketing e seus principais parceiros são engenheiros.

Já o marketing tradicional é diferente, ele tem o objetivo de gerar vendas, atuando em cima de práticas já comprovadas do mercado. Além disso, ele só usa os canais de marketing mais tradicionais, como a TV, o jornal e o rádio e seus principais parceiros são profissionais criativos da comunicação.

Dá pra perceber que são duas vertentes bem distantes, não é? O marketing de crescimento é muito mais inovador do que o tradicional.

O funil pirata do Growth Marketing:

Você já conhece o funil de vendas do inbound marketing? Essa estrutura começou a ser muito utilizada dentro do marketing de conteúdo, com ela, é possível mapear a jornada do cliente e a partir disso, definir os melhores conteúdos para cada um deles e no melhor momento possível.

Um funil de vendas tradicional é composto pelas seguintes etapas: Visitante, Lead, Oportunidade e Cliente.

Nesse modelo, o topo de funil corresponde ao momento de descoberta do problema do cliente. É nessa etapa que acontece a atração de novos visitantes e leads. No meio de funil, o lead já está em busca de soluções e o fundo de funil corresponde ao processo da tomada de decisão de compra.

Já o funil pirata do Growth Marketing é diferente, ele foca em uma jornada do consumidor mais abrangente.

As suas etapas do funil pirata funcionam da seguinte forma:

  • Aquisição: os consumidores descobrem sua marca ou produto. O objetivo aqui é gerar leads através de estratégias de conteúdo, formulários e chatbot;
  • Ativação: nessa fase, a empresa vai tentar fazer com que o cliente use o produto que ele comprou o mais rápido possível gerando momentos de empolgação;
  • Retenção: aqui, a empresa precisa manter o máximo de usuários ativos. São utilizados esforços para aumentar a frequência de uso dos clientes;
  • Receita: na etapa de receita, serão usadas estratégias para gerar uma maior monetização. Os profissionais irão testar estratégias que envolvem precificação;
  • Indicação: o objetivo da etapa de indicação é estimular os clientes a indicarem o serviço para amigos e familiares. São criadas premiações e outros métodos de incentivos para gerar mais resultados.

O funil do Growth Marketing trabalha principalmente com a finalidade de manter os usuários ativos, retendo eles e estimulando o marketing boca a boca.