Qual a diferença entre dados e informações?

Você saberia dizer qual a diferença entre dados e informações e por que os dois são importantes para seu negócio?


Esses dois conceitos são distintos e um depende do outro, confundi-los e acreditar que são a mesma coisa é super comum, esse erro afeta diretamente sua estratégia empresarial, por isso vamos ao que interessa.



O que são dados?


De modo geral, dados são registros quaisquer, como números, confirmações de conforme e não conforme, métricas de uma atividade ou qualquer outro material bruto. Sua principal característica é que ele é um registro não processado, você pode encontrar dados em qualquer tipo de fonte, de maneira solta, desorganizada e sem uma definição inicial sobre sua utilidade.

Por exemplo, uma campanha de anúncios no Google Ads, toda a atividade da campanha vai gerar dados, que serão os registros de tudo que foi feito e do que foi obtido, sendo assim impressões, alcance, interações, compartilhamentos, cliques e todas essas ações vão ser registradas em dados.

Outro exemplo pode ser uma planilha utilizada por um setor em uma empresa é uma grande fonte de dados. São entradas variadas que compõem as células daquela planilha, ou seja, é o resultado do trabalho de preenchimento dela para fazer registros estratégicos. Os dados também podem vir de outras fontes variadas, como:

  • emails;

  • ferramentas de gestão empresarial (ERP);

  • ferramentas de marketing;

  • plataformas analytics de redes sociais;

  • arquivos de pastas;

  • documentos de texto.

 

O valor dos dados para as empresas:


Você já conseguiu perceber o valor que os dados têm para as empresas, a era digital fez com que negócios passassem a girar em torno de gestão e operação realizadas por softwares automatizados, ferramentas de trabalho e, de um modo geral, ambientes digitais.

Da mesma forma, consumidores interagem com plataformas do tipo, mas para uso geral, redes sociais e produtos digitais variados. Por isso, há um imenso volume de dados sendo gerado a cada segundo, por cada atividade que é realizada. Um simples clique em um link no site de uma empresa gera uma infinidade de dados sobre essa ação que o usuário executou.

O ponto é que dados são a matéria-prima para que o financeiro interprete o resultado das receitas e despesas da empresa, o marketing possa entender quais as preferências do consumidor, as industrias medirem a velocidade de sua produção, e assim por diante. Dessa forma, agregando diversos tipos de dados ficará mais fácil decidir sobre estratégias financeiras, de marketing, de produção ou qualquer outra área da empresa.

Investir na captação, registro, tratamento e análise de dados está cada vez mais presente no dia-a-dia corporativo, tanto de empresas que vendem produtos ou serviços. Mas enfim para que tudo isso? É para ter INFORMAÇÃO.


E o que é informação?


É uma constatação sólida e comprovada sobre um fato, hipótese ou padrão de comportamento provenientes de um conjunto de dados. Depois do processo de captação, tratamento e análise, os dados se tornam informações, antes, eles eram apenas material bruto e “desordenado”, mas de extremo valor. O que torna um dado importante é sua capacidade de se tornar informação.

Imagine um e-commerce que sabe exatamente quais são os dez produtos com maior potencial de vendas de seu mercado. Obviamente essa é uma informação valiosa e que, se utilizada estrategicamente, permitirá que essa companhia explore bem essa seleção de itens, ofereça ao seu público e, consequentemente, consiga incríveis resultados de vendas. Por mais que seja um exemplo, é perfeitamente real e recorrente para empresas que sabem como coletar e tratar seus dados. 

Informação estratégica é um diferencial que grandes gestores buscam, dados por si só não tem valor se não gerarem informação inteligente, confiável e relevante para a operação da empresa.

 

Mas afinal qual é a diferença entre dados e informação?


Dados estão dispersos, enquanto informação é centralizada;

Os dados podem ser encontrados em muitas fontes, e isso exige certo trabalho de captação desse conteúdo, afinal, quanto maior a quantidade de fontes, melhor. Isso representa oportunidades mais extensas de conquistar dados que serão importantes.

Já as informações precisam ser centralizadas. Após todo o processo de captação, tratamento e análise, esses dados vão se transformar em percepções certeiras e concretas. Essas informações devem constar em relatórios e em materiais seguros.

O processo é simples: todo o material extenso é trazido do máximo de fontes possíveis para que, dessa forma, seja criada uma informação uniforme e que embase a tomada de decisão.

 

Dados mostram hipóteses, informações trazem certezas;

 Por ser conteúdo solto, desorganizado e sem tratamento, com erros e algumas entradas que não significam nada, os dados, de primeira, só mostram hipóteses. Portanto, os cientistas de dados e analistas precisam trabalhar para conseguir extrair algo de mais concreto a partir disso.

As hipóteses são muito importantes para começar a enxergar um horizonte, no entanto, elas ainda não proporcionam a certeza necessária para uma tomada de decisão. Ou seja, há ainda um trabalho a ser feito até que se chegue à informação concreta.

Informações, por sua vez, trazem cenários mais seguros e certos, é com essa base que as decisões são tomadas!

Saber qual é a diferença entre dado e informação é muito mais fácil do que as pessoas pensam. Um é originário do outro, portanto, entender seus conceitos e como ambos irão surgir na rotina de uma empresa, ou setor, data driven é fundamental.


Nesse artigo nosso objetivo foi apoiar empresários e gestores sobre o por que ter uma empresa orientada a dados gera um diferencial competitivo a ela, se sua empresa ainda não é orientada à dados para tomada de decisões comece agora.