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Em tempos de economia globalizada e mercados cada vez mais competitivos, é fundamental estabelecer um posicionamento de marca. Mas você sabe mesmo o que é posicionamento de marca?

O que é posicionamento de marca?

Posicionamento de marca é o lugar que a empresa quer ocupar no coração e mente do seu público-alvo. Posicionamento basicamente é a união entre segmentação e diferenciação.

Ou seja: posicionar uma marca é estar no topo de um segmento específico de mercado; se a empresa não oferece algo de diferente, os consumidores não veem razão para não optar pela concorrência.

Porém, vale ressaltar que o posicionamento de marca não é um ato, mas sim um processo contínuo. Além disso, as vantagens e os diferenciais oferecidos precisam ser relevantes para o público que se pretende atingir; é necessário saber incorporar qualidades técnicas e valores subjetivos.

Um dos exemplos de posicionamento de marca mais lembrados é o do refrigerante Pepsi. Ciente de que a Coca-Cola, sua maior rival, é a líder nesse segmento, a Pepsi incorporou essa percepção do público e lançou a campanha “Só tem Pepsi, pode ser?”. A marca soube tirar vantagem do fato de ser a “segunda opção” dos brasileiros.

Ao adotar esse posicionamento de produto no mercado a partir de uma imagem já estabelecida na mente dos consumidores, a Pepsi conseguiu impulsionar suas vendas e aumentar a lucratividade. Na verdade, assumir a segunda posição é um dos tipos de posicionamento de marca que muitas empresas usam, como o SBT, por exemplo, e a Assolan.

Para você entender melhor como isso funciona na prática, separamos aqui 6 exemplos de posicionamento de marca bem-sucedidos.

6 exemplos de posicionamento de marca:

1 – Coca-Cola;

Quando o assunto é posicionamento de marca, a Coca-Cola é um dos exemplos de maior sucesso.

Número um em seu segmento, não é à toa que a empresa esteja a mais de 125 anos no mercado. Em suas diversas campanhas, como “Abra a felicidade”, “O lado Coca-Cola da vida” e “Para Todos”, a marca sempre se apoiou em valores como Amizade, Felicidade, Alegria, Partilha, União e Diversão para se posicionar.

O posicionamento da marca promove engajamento entre os seus consumidores, incentivando-os a compartilhar momentos e experiências.

2 – Dove;

O posicionamento da marca Dove frente à concorrência é muito bem definido. Suas campanhas mais recentes têm um apelo à valorização da beleza natural e empoderamento das mulheres.

Por meio de um discurso focado principalmente em aspectos emocionais, a Dove conseguiu fazer com que o público se identificasse com a mensagem.

Um exemplo disso é a campanha “Real Beleza”, em que mulheres eram chamadas para se descreverem para um retratista profissional que as desenhava.

Em seguida, uma pessoa que essas mulheres haviam conhecido rapidamente antes da ação as descrevia para o retratista que acabava desenhando mulheres muito mais bonitas a partir da descrição das outras pessoas.

3 – McDonald’s;

Presente em mais de 117 países, o McDonald 's adota uma estratégia de posicionamento baseada em 4 conceitos que se complementam: segmentação, experimentação, adaptação e inovação.

Isso porque cada país apresenta especificidades culturais e demandas diferentes.

Assim, a marca consegue compreender as preferências e as necessidades dos consumidores de cada região e oferecer a eles a melhor experiência possível. Esse é um dos exemplos de posicionamento de marca mais complexos, pois apresenta diferenças de uma região para outra.

No Brasil, o McDonald 's se posiciona como líder de mercado: o melhor fast food, o lugar ideal para ser atendido rapidamente e com produtos de qualidade.

4 – Apple;

A Apple se posiciona como uma marca que oferece elegância, luxo e exclusividade. Isso é percebido em seus produtos, serviços, web site e também nas Apple Stores. Hoje, a empresa domina o mercado de tecnologia.

Seu posicionamento serve de base não só para campanhas, mas também para desenvolver novos produtos e estratégias de marketing, fazendo com que seus lançamentos sempre tenham sucesso.

5 – Starbucks;

O posicionamento da Starbucks é focado na experiência do consumidor. Uma de suas grandes sacadas foi escrever o nome do cliente no copo na hora de entregar sua bebida, o que se tornou parte da cultura da marca e gerou milhões de posts em diversas redes sociais.

O que a marca quer é fazer com que o simples ato de comprar um café seja o mais agradável possível. Para isso, a empresa tem contado com a tecnologia para ser sua aliada. Exemplo disso é a possibilidade que o cliente tem de fazer o seu pedido pelo celular através de um aplicativo.

Assim, o consumidor otimiza seu tempo e pode escolher com mais calma qual café ele vai tomar. A experiência do cliente é melhorada, reforçando o posicionamento da empresa.

Além disso, a Starbucks não tem receio de se posicionar a abraçar causas. Desde 2013, quando declarou apoio ao casamento gay nos EUA, o que desagradou acionistas. Como resposta, o presidente da empresa ressaltou que não "defende direitos iguais para lucrar, mas por princípios".

Outro exemplo recente foi a campanha "Eu Sou" que ganhou o Grand Prix (prêmio máximo) da categoria "Glass", do Cannes Lions, de 2021. Nela, a empresa se dispôs a auxiliar na mudança de nomes de colaboradores transgênero de sua rede de cafeterias.

6 – Amazon;

Encerrando a nossa lista de exemplos de posicionamento de marcas famosas, selecionamos a Amazon, uma das principais empresas de e-commerce do mundo.

Seu posicionamento é pautado no relacionamento com o cliente e na experiência de compra como um todo. Além de oferecer vantagens como preço baixo e agilidade nos prazos de entrega, a empresa dá liberdade para os seus consumidores dizerem se gostaram ou não do produto adquirido.

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